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15 Dicas de Marketing Digital para você sair na frente da concorrência em 2018

Quer começar o ano com força total? Então veja 15 dicas de Marketing Digital que vão fazer você sair na frente dos seus concorrentes em 2018!

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Sabemos que a transição do final e do início do ano geralmente é um período separado pelas empresas para a realização das análises e planejamento para o ano seguinte, mas também sabemos que uma boa parte dessas empresas não fazem o planejamento específico de cada departamento da empresa, como o time de vendas, recursos humanos, departamento de marketing entre outros.

Caso sua empresa ainda não tenha feito um planejamento para o ano de 2018 fique atento as dicas que você verá nesse artigo, – mas é para você aprender essas dicas e colocá-las em prática ainda no início do ano para se sobressair em relação aos seus concorrentes, caso contrário você estará apenas perdendo tempo.

Aqui na Agência 4ALL, nós acreditamos que embora todos os departamentos de uma empresa sejam importantes, o departamento de marketing é o que merece uma atenção especial de você gestor.

Não é nenhuma novidade que a presença de uma empresa na internet é um fator crucial para efetivar as estratégias de marketing digital, mas se você ainda não fez ou não conhece nada sobre essas estratégias ainda dá tempo de colocar as mãos na massa antes dos seus concorrentes, aproveite o tempo em que eles ainda estão em recesso para a comemoração da passagem do ano onde inclusive muitos aderem à ideia de que o ano só se inicia oficialmente depois do Carnaval, então antecipe-se e o ano de 2018 poderá ser bastante promissor para sua empresa.

Acompanhe agora as 15 dicas de Marketing Digital para você se dar bem com o seu negócio em 2017.

1 – Analise o macroambiente

Para que haja a possibilidade de continuidade, qualquer negócio necessita de análises profundas do macro ambiente, você precisa saber aonde está pisando, isto é, o mercado não permite falhas, qualquer tipo de erro por menor que seja pode custar muito caro a organização, por esse motivo entender o contexto no qual a empresa está inserida é imprescindível para determinar os caminhos e as estratégias certas para alcançar os resultados.

Ter uma empresa não é brincadeira, é preciso estar sempre focado nos resultados e fazer com que toda a equipe esteja alinhada com objetivos determinados no planejamento, mas antes do planejamento é necessário entender o que o mercado está dizendo.

Você deve fazer análises aprofundadas para posteriormente suas constatações darem sentido ao seu planejamento estratégico, por exemplo:

“ A Agência 4ALL é uma agência de marketing digital em Bragança Paulista no estado de São Paulo, ela está em uma região que aponta aspectos promissores para o ramo do marketing digital, especificamente para o marketing digital de conteúdo, – a concorrência a priori se encontra em um número reduzido. Devido ao fato de ser um ramo promissor pode existir a possibilidade de novos entrantes, o que as agências que já estão no mercado estão oferecendo aos clientes? Que tipo de inovação ou tecnologia elas estão aderindo? Como reagem seus clientes em relação a suas atitudes? ”.

Esse tipo de análise é imprescindível para qualquer negócio, é obvio que essas análises não são padronizadas, ou seja, elas variam de acordo com o nicho e o tipo de negócio. Com a análise macroambiental você pode utilizar a matriz SWOT (ou FOFA, como chamamos aqui no Brasil) para entender como está se comportando o mercado e para dar o direcionamento correto do seu planejamento estratégico.

Mas lembre-se que, essa análise macroambiental será diferente das análises comumente realizadas nas empresas, essa análise é voltada para o mundo online, ou seja, terá a finalidade de entender como as empresas do seu segmento se comportam na internet, como seus clientes interagem com essas empresas através das mídias digitais e assim por diante.

Caso você não saiba como fazer a análise macroambiental de modo preciso, você pode solicitar um diagnóstico do posicionamento de marketing digital da sua empresa clicando aqui. Onde você poderá entender o mercado em que está inserido com ajuda profissional qualificada e precisa.

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2 – Planeje-se e defina suas metas

Logo depois de realizar a análise macroambiental a próxima etapa a se preocupar é o planejamento estratégico, ele é responsável pela definição de metas e por todas as ações de empoderamento da sua empresa.

Dentro do planejamento estratégico de marketing digital você deve considerar:

  • Quais canais de comunicação serão utilizados para a interação com os clientes?
  • A empresa vai oferecer conteúdo aos clientes?
  • Que tipo de conteúdo será oferecido?
  • Com qual frequência esse conteúdo será disponibilizado?
  • Serão realizadas que tipos de campanhas?
  • Como será a abordagem do time de vendas com os clientes?
  • Entre outras.

No planejamento também entram as metas, onde você pode defini-las de acordo com as ambições ou necessidades da sua empresa, podem ser definidas metas diárias, semanais, mensais, anuais ou de qualquer outra forma que se encaixe no seu negócio.

Você pode definir as metas da seguinte forma:

  • Qual é o volume de tráfego estimado para cada mês no blog da sua empresa?
  • Quantos Leads têm de ser gerados?
  • Quantas vendas têm de ser obtidas através do e-mail marketing?
  • E assim por diante.

Perceba que esse tipo de planejamento é fundamental e é uma das principais atividades a ser feita ainda no início do primeiro semestre de 2018, pois todas as ações de marketing digital serão realizadas com base nesse planejamento ao decorrer de todo o ano.

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3 – Não planejar somente o que fazer, mas sim COMO FAZER

Um erro muito comum encontrado em uma boa parte das empresas no planejamento estratégico é o modo de fazer, isto é, define-se tudo no planejamento, mas quando é chegado o momento de colocar em prática essas estratégias as empresas acabam perdendo muito tempo para chegar a um consenso quanto a maneira de realizar determinada ação, por exemplo:

Uma empresa determina em seu planejamento estratégico uma meta de geração de 100 Leads para um determinado mês, no entanto, ao chegar nesse determinado mês essa mesma empresa não sabe quais serão os meios utilizados para a captação, qual será a oferta de valor, como esses leads serão nutridos, ou seja, não sabe nada além da meta a ser alcançada.

4 – Não tenha dó ou medo de investir

Sua empresa já analisou o mercado e já fez seu planejamento estratégico então chegou o momento de “tirar o escorpião do bolso”, todos nós sabemos que para ganhar dinheiro é preciso gastar dinheiro, mas nesse caso não se trata de um gasto, mas sim, de um investimento.

Se você realmente sabe qual a importância do marketing digital no seu negócio, não hesite em investir, é muito comum encontrarmos situações no mercado em que as empresas possuem bons planejamentos com resultados promissores, no entanto, não os potencializam devido ao fato de não quererem realmente investir uma margem do seu capital para essas estratégias.

Existem ganhos imensuráveis provenientes do marketing digital, um bom gestor não deve pensar duas vezes quando encontra uma boa oportunidade de potencializar os resultados de sua empresa e sua imagem em seu segmento.

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5 – Entenda quem realmente é o seu cliente

Para tornar mais efetivo o relacionamento com os leads, clientes e potenciais clientes é necessário buscar compreender qual é o verdadeiro perfil dos seus clientes afim de entregá-los o melhor conteúdo e as melhores soluções para os seus problemas.

É muito importante entender quem é o seu cliente para que sejam realizadas abordagens mais estratégicas e especificas, possibilitando com que sua empresa possa ir direto às necessidades dos clientes, ou como gostamos de dizer, tocar na ferida ou entender qual é a dor que um cliente apresenta.

Enquanto o perfil de um cliente não é sabido por sua empresa, pode-se então aderir a definição de personas que consiste em caracterizar um cliente ideal do seu negócio afim de retê-lo ao funil de vendas com base em fluxos de direcionamento de conteúdo especifico, no qual chamamos de nutrição.

6 – Crie conteúdo

A maneira de fazer marketing tem mudado constantemente devido à grande variedade de ferramentas tecnológicas, a internet tem sido a maior delas, – atualmente é comum perceber que antes da realização de qualquer compra são realizadas pesquisas à saber se um produto ou serviço é bom, se apresenta uma relação de custo e benefício acessível, entre outros fatores.

Foi feita uma pesquisa em que apontava que 5 a cada 10 pessoas realizavam buscas no Google antes de finalizar qualquer compra. Esse dado justifica os motivos para sua empresa estar na internet, ter um bom posicionamento no ranking dos motores de busca e o principal; – gerar conteúdo.

O conteúdo além de ser um dos grandes fatores que permitem as melhores posições no ranking orgânico também é responsável pela educação e fidelização de clientes, também é a melhor maneira de gerar interação com os clientes.

7 – Invista em Mídia Patrocinada

Um dos principais desejos das empresas é estar nas primeiras posições dos resultados de pesquisa, e para que isso seja alcançado existem formas diferentes de proceder. Para o site da sua empresa ser encontrado de forma orgânica no Google e demais motores de busca, você pode investir em SEO e na criação de conteúdo, mas vale lembrar que o SEO pode demorar um pouco para trazer esses resultados.

Agora, se você quer obter resultado de forma mais rápida uma boa alternativa será investir em mídia patrocinada, ou seja, para aumentar o tráfego do seu site ou blog você pode impulsionar suas publicações em sua Fan Page do Facebook com o Facebook Ads, também pode realizar campanhas com o Google Adwords que farão com que seu site seja encontrado por clientes e potenciais toda vez que estes realizarem alguma busca com as Keywords (palavras chaves) utilizadas por sua empresa em função do segmento e região demográfica.

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8 – Desverticalize o seu negócio

Certamente você já ouviu falar em outsourcing não é mesmo? Caso nunca tenha ouvido falar ou não sabe o que é, você vai descobrir agora;

Outsourcing é uma prática que consiste em transferir uma atividade fim para uma empresa parceira, diferentemente de terceirização, que consiste em deixar determinada atividade nas responsabilidades de uma outra empresa atuando dentro do seu local de trabalho.

Nós costumamos falar que a Agência 4ALL é o departamento de marketing fora da sua empresa, ou seja, tudo o que for relacionado ao marketing digital é dirigido por nossa equipe de modo mais estratégico e preciso, por exemplo:

Um dos nossos principais cases e parceria é a Imobiliária Bertelli, que nos encarrega as atividades de criação de conteúdo e gerenciamento das mídias sociais, onde diariamente são nutridas as redes sociais e semanalmente é criado um conteúdo para engajar, educar e fidelizar seus clientes.

Depois de ter tomado essa medida a Imobiliária Bertelli, diminui custos, ganhou tempo para desenvolver outras atividades e potencializou suas estratégias de marketing digital. Existem diversas vantagens ao desverticalizar o seu negócio, como por exemplo:

  • Aumento do tempo produtivo
  • Maior ênfase nas atividades delegadas
  • Aumento da eficácia e qualidade das atividades
  • Permite a partilha de riscos
  • Diminui custos internos
  • Entre outras.

9 – Ouça seus subordinados

Saber ouvir é uma característica fundamental de qualquer gestor, pode acontecer (e não estranhe caso realmente aconteça) situações em que subordinados na hierarquia organizacional do seu negócio apresentam ideias que podem ser muito vantajosas a sua empresa, além disso é importante ter a humildade de considerar a opinião de quem está fora do seu negócio.

As pessoas geralmente quando decidem opinar sobre um determinado negócio procuram de alguma forma ajudar, e é comum boas ideias serem desperdiçadas simplesmente pelo fato de não ouvir a opinião das pessoas.

As pessoas que estão fora do seu negócio muitas vezes podem contribuir com sua empresa sem que percebam, com o seu ponto de vista é possível entender como alguns clientes vêm a empresa além de descobrir possíveis objeções que fazem com que estes não realizem um compra.

10 – Renove a identidade da sua empresa

As empresas mais inteligentes do mercado costumam se reinventar a todo tempo, isso é muito importante pois é uma medida que faz com que sua empresa esteja sempre atualizada no mercado e sempre “de cara nova”.

Perceba que ao longo do tempo as grandes empresas renomadas no mercado vêm se atualizando, como a Microsoft, Apple, ou até mesmo as empresas nacionais, Rede Globo, Bandeirantes. Essas empresas constantemente fazem “reformas” em sua logomarca para criar uma imagem mais moderna do seu negócio ainda mantendo sua imagem no mercado.

Exemplo de reformulação de Logomarca - Pepsi

Exemplo de reformulação de Logomarca – Pepsi

Aqui na Agência 4ALL nós reformulamos por completo nosso website, integrando-o com um blog para a gestão de conteúdo, visando tornar essa ferramenta mais interativa e por sua vez mais eficaz.

11 – Esteja presente todos os dias na vida do seu cliente

Tendo em vista o fato de que o cliente é a razão da existência de qualquer negócio temos de ter em mente que nossos clientes devem ser tratados como uma parte da nossa família, ou seja, assim como vemos nossa família diariamente, ou em alguns casos com uma frequência com um pequeno intervalo, sua empresa deve estar sempre ao redor dos seus clientes.

Para que isso aconteça são utilizadas estratégias de e-mail marketing, campanhas nas mídias sociais, e a principal delas; – geração de conteúdo.

Estima-se que no Brasil 99 milhões de pessoas utilizam o Facebook mensalmente, sendo um dos principais canais de comunicação com alta capacidade de gerar tráfego para os sites e blogs das empresas, além de ser um meio muito utilizado para o relacionamento com os clientes através da disponibilização de conteúdo.

12 – Realize testes A/B

Os testes A/B servem para saber a efetividade das taxas de conversões por meio de um comparativo entre a disposição de páginas diferentes, possui demasiada importância pois através da análise desse tipo de teste é possível perceber quais são os fatores que influenciam nas taxas de conversões, para que posteriormente essas páginas sejam otimizadas e potencialize seus resultados.

13 – Otimize seu site (SEO)

Lembra que você leu no tópico de número 7 que existem diferentes maneiras de proceder para que sua empresa possa aparecer nos primeiros resultados de pesquisa nos motores de busca?

Uma outra maneira é otimizando as páginas do seu site, – o Google é um motor de busca que filtra os melhores sites com as melhores otimizações e bom conteúdo. Antigamente os sites feitos em Flash ou em linguagem de programação (HTML), mas não eram responsivos e também não possuíam conteúdo.

Com as atualizações dos motores de busca, e essencial que os sites sejam responsivos e com conteúdo, pois são os principais fatores que contribuem para os resultados orgânicos realizados por seus clientes.

14 – Relacione-se com seus clientes

Sabemos que o e-mail marketing e uma das principais ferramentas para o relacionamento com leads e clientes, e é com essa ferramenta que você vai levar mais leads para o fundo do funil.

É importante aproveitar datas comemorativas, ou eventos importantes para fazer os disparos de e-mail marketing, como por exemplo; final de ano, natal, início do ano etc. E dentro desses eventos trabalhar abordagens oferecendo propostas de valor aos seus clientes relacionando-se com eles.

Caso você ainda não saiba como fazer campanhas de e-mail marketing você pode ler esse artigo que ensina como desenvolver essa estratégia, agora, se você já realiza campanhas de e-mail marketing você pode ler este outro artigo que mostra os principais erros encontrados no e-mail marketing e que devem ser evitados pelo seu negócio.

15 – Aceite ajuda e faça parcerias

O mercado de um modo geral é extremamente competitivo, mas apesar disso não faltam oportunidades que favorecem a vontade de duas ou mais empresas.

Saiba identificar parceiros no seu ramo de atuação, tenha uma visão sistêmica do seu negócio, você pode encontrar bons parceiros capazes de potencializar as ações da sua empresa tanto no marketing digital quanto nos demais setores do seu negócio. Melhor do que crescer profissionalmente, é crescer junto com nossos parceiros e amigos.

Para que possamos finalizar, criamos um E-book sobre as vantagens de investir em Marketing Digital que você pode estar baixando gratuitamente clicando aqui. Esperamos que essas 15 dicas tenham sido muito úteis para o seu negócio, tenha uma boa sorte e bons negócios!

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