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Como deve ser a comunicação digital B2B

O essencial para a sua empresa desenvolver uma comunicação efetiva e alavancar resultados

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O posicionamento estratégico é algo fundamental para qualquer empresa, e absolutamente necessário para empresas B2B. Além de se posicionar frente ao mercado, é importante saber transmitir uma mensagem direcionada e com o mínimo de falhas possível.

Atualmente, devido ao fato de as pessoas estarem migrando de outros meios de informação para a internet, a maior parte das empresas de diversos segmentos estão se posicionando utilizando estratégias de marketing digital.

Para que tudo isso aconteça é necessário fazer uma comunicação efetiva, e é exatamente isso que você verá neste artigo, como deve ser a comunicação digital B2B.

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Mensagem objetiva (O que? Por que?)

Tudo começa em ter um objetivo, ou seja, antes de começar a desenvolver ações de marketing digital você deve mapear seus objetivos, seja, mostrar sua empresa para seus clientes e concorrentes, lançar produtos, divulgar melhorias e parcerias, alavancar vendas, etc.

Vale lembrar que um plano estratégico de comunicação digital pode envolver objetivos gerais e específicos e são as primeiras coisas que você deve definir antes de colocar as mãos na massa.

Embora nós tenhamos falado que tudo começa em ter um objetivo, também há uma abertura para começar o seu plano de comunicação partindo de um problema, por exemplo:

Vamos imaginar que você possui uma empresa que fornece equipamentos metalúrgicos para empresas de conversão de papel tissue ou qualquer outra indústria. E está tendo baixas em percentuais de vendas e pouca fidelização de clientes. Este será o seu problema central, sendo assim você terá como objetivo comunicar o seu mercado sobre melhorias nos produtos a fim de alavancar vendas, e lançamento de programas de fidelização que a sua empresa estará estabelecendo para reter os clientes que já fazem parte da sua carteira.

Bem, você deve entender que tudo tem que ter uma finalidade, então sempre faça as seguintes perguntas: “ o que eu quero fazer? ”, “ aonde quero chegar com isso? ”. Lembre-se e inspire-se na metodologia para um plano de ação 5W2H estudada na administração de empresas, certamente você também conseguirá elaborar um bom plano de comunicação digital.

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Mensagem direcionada (Quem?)

Já tem um objetivo pré-definido? Se sim, ótimo! Se não tem, volte ao passo anterior.

Você deve saber exatamente quem pretende atingir. Talvez você tenha pensado em mapear um público-alvo, porém, no marketing digital nós trabalhamos um conceito diferenciado e mais efetivo, a criação de personas.

Basicamente você vai selecionar algumas características de um perfil de cliente ideal para a sua empresa, e a partir de então direcionar toda a comunicação para essa persona. No marketing B2B é recomendável ter pelo menos 3 personas, sendo uma delas com perfil de influenciador, outra decisor e a última de comprador.

Ao direcionar a mensagem que a sua empresa pretende passar ao mercado, a efetividade das ações de marketing e a alavancagem em obtenção de resultados será nítida. Portanto, saiba exatamente com quem você está falando.

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Clareza na comunicação (Como? Quando?)

No processo de comunicação é essencial transmitir a mensagem com o mínimo de “ruídos” possível, portanto é absolutamente necessário passar a sua mensagem com total clareza e sem gerar dúvidas.

Ao elaborar a mensagem que a sua empresa pretende passar ao mercado, intensifique os seus esforços para ajustar os procedimentos de “como” passar uma mensagem com clareza.

Estabeleça metas com base em perguntas chave, por exemplo:

Quando quero começar a desenvolver este plano de posicionamento estratégico? Quando quero que minha empresa seja reconhecida pelo meu mercado? A curto prazo? A longo prazo? Quando devo impactar meu mercado com o posicionamento da minha empresa? Quando meus potenciais clientes estarão prontos para consumir as minhas soluções?

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Distribuição nos canais certos (Onde? Quanto?)

Para finalizar é importante definir os canais utilizados para passar a mensagem da sua empresa.

Sua empresa vai utilizar um site com variedade nos formatos de conteúdo? Vai se comunicar através de portais do seu mercado? Vai realizar campanhas em redes sociais como Facebook e LinkedIn?

Todas essas perguntas são essências, ou seja, você deve direcionar para o seu público específico, porém antes disso é necessário saber aonde este público está.

E não menos importante, finalizamos com a seguinte pergunta; – Quanto?

Bem, neste caso você deve pensar, em quanto tempo quero que meu público entenda a minha mensagem? Quantas vezes terei de impactar o mercado para que seja percebido com um novo posicionamento? Quanto isso vai me custar? Em quanto tempo terei resultado?

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