Menu

Blog

Como escolher a melhor segmentação de Google Adwords

Neste artigo você descobrirá como direcionar os investimentos dos seus anúncios para a segmentação correta.

googleadwords

Atualmente investir em anúncios patrocinados tem sido a melhor opção para quem busca aumentar o número de clientes, ou até mesmo a visibilidade de uma empresa sob a perspectiva de uma ótima relação custo e benefício.

Dentre as diversas ferramentas de anúncios patrocinado que temos no mercado digital, a que tem mais destaque é o Google Adwords, sendo ela detentora de 84% do Market Share no Brasil segundo dados de 2013 divulgados pela Agência Mestre, a ferramenta é líder disparada sendo significativamente justificável o porquê de ter se tornado uma das principais ferramentas de divulgação, e geração de leads.

Nós já publicamos um artigo aqui no blog da Agência 4ALL onde falamos o porquê de investir em campanhas de Google Adwords, mas agora, vamos falar sobre segmentação, é isso mesmo, e você descobrirá como escolher a melhor segmentação de Google Adwords para o seu negócio.

Seu-Google-Analytics-esta-errado-e-você-não-sabe-disso

Segmentação Geográfica

Basicamente a segmentação geográfica tem a finalidade de restringir a inserção de anúncios voltando-os apenas para locais estratégicos da sua campanha, funciona mais ou menos assim:

Imagine que você é proprietário de um restaurante de comida japonesa na cidade de Bragança Paulista (Interior de São Paulo) e então você decide que quer alavancar a visibilidade do seu restaurante na internet para também potencializar a prova social do seu negócio, gerando comentários e fotos dos seus clientes no seu restaurante, criando credibilidade e referências para futuros clientes que procuram este tipo de serviço na internet.

Para isso você decide investir em campanhas de Google Adwords, e como parte da estratégia você decide que sua segmentação principal será a segmentação geográfica. Partindo destes dados você delimita um valor para a sua campanha de 2 mil reais durante o período de 30 dias, ou seja, a campanha terá um total de 66 reais por dia, e o conjunto de palavras chave que você escolheu tem CPC (custo por clique) equivalente a 3 reais, significando que toda vez que alguém clicar no seu anúncio será debitado 3 reais do montante determinado para ser gasto por dia.

Tendo isso como base, imagine que você tenha feito uma segmentação geográfica incorreta, fazendo com que seus anúncios sejam inseridos em cidades as quais seu público está muito distante, por exemplo, o seu restaurante localiza-se em Bragança Paulista, e seu anúncio está segmentado para um raio que cobre Campinas (mais de 50km em linha reta).

Certamente boa parte do seu investimento seria desperdiçado, ou seja, muitas pessoas de outras cidades distantes do seu restaurante iriam clicar no seu anúncio, mas não iriam visitar o seu restaurante, por outro lado, se a segmentação tivesse atingido cidades específicas como Atibaia, Piracaia e Vargem que são cidades próximas os resultados seriam melhores. Agora imaginado que a segmentação geográfica tenha se delimitado apenas para Bragança Paulista, certamente a campanha iria entregar resultados mais expressivos devido ao afunilamento do público selecionado.

Portanto, a segmentação geográfica tem de ser bem escolhida de acordo com o campo de atuação da sua empresa, seja nacionalmente, regionalmente etc. Deste modo você potencializará os resultados da ferramenta.

data-analysis-charts (1)

Segmentação Demográfica

A segmentação demográfica, pode ser uma das mais efetivas dependendo do segmento de cada negócio, basicamente ela pode ser dividida por gênero, faixa etária e renda familiar, e embora a segmentação demográfica possibilite a integração com outras segmentações, essas são as principais.

Um exemplo:

Imaginemos que você é proprietário ou proprietária de um ateliê de moda feminina e que confecciona vestidos exclusivos e refinados de acordo com cada pedido, significando que o seu público alvo principal são mulheres entre 25 e 35 anos de classe A, ou seja, seu público alvo já preencheu as informações da segmentação demográfica, portanto seus anúncios no Google Adwords serão mais efetivos e terão mais probabilidades de adquirirem leads quentes, mas pode ficar ainda melhor.

Vamos combinar a segmentação demográfica com a segmentação geográfica, e para isso vamos supor que a sua loja está localizada no centro da cidade de Campinas -SP, ou seja, agora nós vamos estabelecer que seu público alvo principal são mulheres entre 25 e 35 anos de classe A que estão há um raio de 50 km da sua localização (Centro de Campinas).

Desta forma os leads que você conseguirá através dessa campanha serão incluídos direto no fundo do funil, pois são leads quentes e com um potencial de compra muito grande.

curso-google-analytics-certificacao-gratis

Segmentação Por Interesse

Não foi em vão que falamos sobre a representatividade do Google Adwords no mercado, e isso está bem representado pelo seu Market Share, e se as segmentações anteriores já não fossem o bastante para atingir públicos específicos de uma campanha a ferramenta ainda conta com outros diferentes tipos de segmentação, e neste caso estamos falando da segmentação por interesse.

Funciona da seguinte forma:

Neste exemplo, nós vamos imaginar que você é proprietário de uma loja de móveis planejados e dentre os produtos que você direcionará a sua campanha, você tem a categoria de móveis corporativos, residenciais e comerciais, significando que existem subdivisões do seu público alvo, ou seja, as pessoas que se interessam por móveis corporativos não tendem a se interessar necessariamente por móveis residenciais, significando que você tem diferentes públicos para cada oferta da sua campanha, sendo assim, você consegue direcionar seus anúncios de acordo com o interesse de cada usuário.

Basicamente sua segmentação ficará da seguinte maneira:

  • Grupo A: Anúncios de móveis residenciais.
  • Grupo B: Anúncios de móveis corporativos.
  • Grupo C: Anúncios de móveis comerciais.

Sendo assim a eficiência da distribuição de anúncios será maior, já que cada usuário terá acesso a anúncios alinhados ao seu interesse, deste modo, além de gerar leads qualificados, você também conseguirá eliminar custos desnecessários que podem acontecer na campanha.

google analytics mobile

Segmentação Por Dispositivo

Você certamente já notou que com estes tipos de segmentação para campanha de Google Adwords já conseguimos fazer uma espécie de filtro para melhorar o direcionamento dos anúncios de uma campanha, e além dessas segmentações que já citamos acima, também temos a segmentação por dispositivo.

Como funciona esta segmentação?

É o seguinte:

Sabemos que o acesso à internet via dispositivos móveis vem sendo maior do que o acesso via desktop, por exemplo.

Com este fato, também chegamos à conclusão de que diferentes públicos acessam a internet em diferentes tipos de dispositivos e é evidente que a maneira pela qual as pessoas consomem informação é diferente, ou seja, diferentemente do mobile onde contamos com um número reduzido de informações, porém consumidas com mais intensidade (quando comparado aos desktops), os desktops apresentam mais informações e consequentemente geram maior distração.

O Facebook é um bom exemplo disso!

Você provavelmente já percebeu que quando utiliza o Facebook através do seu smartphone, acaba consumindo um número pequeno de informações, de modo mais intenso, isto é, mais rápido, e com poucos índices de distração, enquanto que no desktop você consome informações de modo mais lento, com grande volume e com um enorme índice de fatores que promovem a distração.

Portanto este tipo de segmentação, é bastante útil e extremamente necessário para quem procura fazer uma boa campanha no Google Adwords.

Adwords_Marketing-Digital

Segmentação Por Contexto

Embora muitas pessoas ainda desconheçam este tipo de segmentação, ela é muito utilizada por uma grande parcela de empresas.

Provavelmente você já viu anúncios específicos de um determinado segmento em um site alinhado e apropriado para sua veiculação, basicamente funciona da seguinte forma:

Imagine que você acessa um site relacionado a esportes com bastante frequência e nele você percebe a presença de anúncios de uma determinada loja que trabalha somente com artigos esportivos. Esta é a segmentação por contexto na prática.

Este tipo de segmentação possibilita que os seus anúncios sejam disponibilizados apenas em sites parceiros do Google e que estejam alinhados ao conteúdo da sua campanha (contexto), até porque assim como no exemplo acima não faria sentido algum você encontrar anúncios desta loja de artigos esportivos em um site de moda infantil, por exemplo.

Bom, você já viu a diferença a as inúmeras possibilidades de desenvolver suas campanhas, e por isso, agora você deve baixar o nosso e-book “Conheça as Vantagens de Investir em Marketing Digital” e assim você descobrirá como gerenciar melhor as suas estratégias, até a próxima!

fb8be8122c594e80d43543194a674c4974d9dfc2ebf8cb33f6pimgpsh_fullsize_distr

Artigos Relacionados

Top Scroll Up