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Como funciona o Funil de Vendas e como utilizá-lo na sua empresa

O Funil de Vendas é um conceito que quando desenvolvido com inteligência deixa de ser apenas uma teoria e torna-se uma das principais armas de uma empresa. Entenda como funciona e como aplicar ao seu negócio!

funil

Se você se atualiza a todo momento e acompanha nossos artigos aqui no blog da Agência 4ALL, provavelmente você já deve ter percebido que é muito comum o termo “funil de vendas” ser citado em uma boa parte do nosso conteúdo.

O Funil de Vendas é utilizado como uma das principais estratégias de Inbound Marketing, e no artigo de hoje nós iremos fazer uma abordagem introdutória a esse conceito para que você entenda como esse conceito pode ser aplicado ao seu negócio.

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Topo de Funil

A primeira etapa do Funil de Vendas é o Topo de Funil, nele estão contidos os visitantes, ou seja, pessoas que até então não conheciam sua empresa e que através das suas ferramentas de marketing digital (site, blog) passam a ter interesse no conteúdo da sua empresa, nessa etapa o gatilho utilizado é a atração onde deve ser desenvolvido conteúdo relevante para atrair os visitantes e fazer com que estes se tornem posteriormente Leads através das conversões.

Etapa: Topo do Funil

Estagio dentro do Funil: Visitante

Gatilhos: Atração e Conversão

Processo de Compra: Descoberta e Interesse.

Meio de Funil

A segunda etapa do Funil de Vendas denominamos Meio de Funil, onde por meio dos gatilhos de conversão uma parcela dos visitantes do site da sua empresa será transformada em Leads e nutridos com a finalidade de levá-los a próxima etapa de funil.

A nutrição de Leads representa o gatilho do relacionamento, onde o conteúdo direcionado ao Lead que está nessa etapa do funil tem de ser mais especifico, pois no meio do funil o Lead (potencial cliente) já é capaz de reconhecer que possui um problema, e esse torna-se uma oportunidade a partir do momento em que busca uma solução para esse problema.

Depois que o Lead se torna uma oportunidade, então entra em ação um dos principais gatilhos; – o gatilho de vendas. Este é responsável por converter o Lead (Oportunidade) em um cliente definitivo que é abordado na etapa final do funil de vendas, o fundo de funil.

Etapa: Meio do Funil

Estagio dentro do Funil: Lead (Oportunidade)

Gatilhos: Conversão, Relacionamento, Vendas

Processo de Compra: Reconhecimento do Problema e Busca de uma Solução.

funil de vendas

Fundo de Funil

A última etapa do Funil de Vendas é denominada Fundo de Funil. Nesta etapa o Lead Qualificado (Oportunidade) já entendeu que possui um problema, buscou possíveis soluções para sanar este problema, escolheu uma empresa ou uma solução especifica e então passa a fazer uma avaliação (negociação) de sua futura aquisição para enfim efetuar a compra e solucionar seu problema.

Sendo assim, no Fundo de Funil já não se encontra o Lead, e sim o Cliente por definição, ou seja, nesta etapa foi utilizado o gatilho de vendas, mas ele não é o único, além da venda, existe o gatilho final, ou seja, o gatilho de análise.

O cliente comprou um produto ou adquiriu um serviço da sua empresa, então a partir disso serão feitas as análises para verificar como foi a jornada de compra desse cliente dentro do funil de vendas para que o processo seja refeito de modo a potencializar cada vez mais os resultados.

Etapa: Fundo do Funil

Estagio dentro do Funil: Cliente

Gatilhos: Venda, Análise

Processo de Compra: Avaliação e Compra.

Como inserir o Funil de Vendas na sua empresa

Para inserir o funil de vendas em sua empresa através de ferramentas de marketing digital, sua empresa necessariamente precisa de:

  • Website com conteúdo (site responsivo + blog);
  • Canais de comunicação e Fontes de Tráfego (redes sociais: Facebook, LinkedIn etc);
  • Automação de Marketing (landing pages, e-mail marketing);
  • Ferramenta para Mensuração de Resultados (Google Analytics, Rd Station etc).

Assim que sua empresa atender a todos esses pré-requisitos, então deve-se solicitar o auxílio de uma agência de marketing digital para que esta possa inserir o conceito do Funil de Vendas de modo estratégico a potencializar os resultados do seu negócio.

Para finalizar é importante que você que possui um negócio na região Bragantina (Bragança Paulista, Atibaia, Itatiba etc) coloque em pratica esse conceito o mais rápido possível para tornar as estratégias digitais cada vez mais eficazes. Mas caso você ainda acredite que não é o momento, indicamos este artigo com 15 Dicas de Marketing Digital que valem ouro para o seu negócio em 2017! Confira clicando aqui!

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