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Como o mundo B2B utiliza a internet como estratégia para gerar negócios? (PT 2)

Veja como as empresas (indústrias) utilizam a internet para gerar negócios!

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Em alguns artigos anteriores do blog da Agência 4ALL, nós falamos sobre o modo com o qual o mundo B2B utiliza a internet como estratégia para gerar negócios, e é essencial que você leia a primeira parte deste artigo antes de começar a leitura da segunda parte, pois nós continuaremos a falar sobre leads, porém, de uma forma ainda mais detalhada.

Neste artigo você verá como funciona a base de troca de conteúdo por informação, como captar os leads utilizando ferramentas do marketing digital e como nutrir esses leads através de campanhas de e-mail marketing.

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Captação de Leads

A captação de leads é algo fundamental para qualquer empresa, mas gerar leads não é um trabalho simples, ou seja, exige muito empenho e tempo, e não é somente isso, é preciso fazer um acompanhamento continuo do material disponível para conversão de visitantes em leads, bem como as ferramentas utilizadas para a captação.

A base de troca funciona da seguinte maneira: – sua empresa deverá produzir conteúdo relevante para sua persona, mas este conteúdo será ainda mais direcionado já que será destinado a geração de leads.

Em um dos artigos da Agência 4ALL, nós falamos dos tipos de conteúdo para cada etapa do funil de vendas, que você pode ler clicando aqui.

Existem diversos tipos de conteúdo para cada etapa do funil de vendas, os formatos direcionado para geração de tráfego (atração – levar visitantes para o site) geralmente são caracterizados por um formato mais curto e mais cativante, como é o caso dos artigos (esse por exemplo).

Já os formatos de conteúdo para conversão de leads devem ser mais densos, são aqueles que chamamos de “materiais ricos”, por exemplo: um e-book ensinando o seu cliente a utilizar o seu equipamento em uma linha de conversão tissue, ou um infográfico mostrando estatísticas de bons resultados que outras empresas da indústria obtiveram ao utilizar seu equipamento, uma vídeo aula ensinando o seu cliente a extrair o máximo de recursos dos produtos que sua empresa fornece, enfim, são inúmeras as possibilidades e formatos, mas uma coisa temos de ter em mente: Material Rico deve ajudar a resolver um problema, até mesmo porque é a fase do funil onde os leads estão em um período de “reconhecimento do problema”.

Sendo assim a base de troca será simples, sua empresa ofertará os materiais ricos, e o futuro lead fornecerá seus contatos para a sua empresa começar a se relacionar com ele.

Leia também: Já ouviu falar em LEAD?

Leia também: As 3 principais maneiras de se relacionar com seus LEADS

Leia também: Como transformar Leads em Clientes

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Ferramentas de Conversão

Você certamente deve estar se perguntando como funciona tudo isso na prática. Bem, para captar os leads é necessário a utilização de páginas de conversão, são as chamadas “landing pages”.

As landing pages basicamente serão a ponte entre o conteúdo e o usuário que estará prestes a se tornar um lead, nesta página de captura você pode solicitar os dados que quiser, ou melhor, os dados que você acredita que são mais relevantes para estratégia do seu negócio.

A princípio nesta página terá informações sobre o conteúdo que será ofertado, e depois que o usuário preencher todos os seus dados ele recebe o acesso do material que pretende baixar.

Veja a landing page do nosso e-book sobre as vantagens de investir em marketing digital para saber exatamente do que estamos falando.

Além das landing pages existem outras ferramentas, como formulários e outros, mas isso é assunto para outro artigo.

Continue com a gente, e veja a terceira parte deste artigo sobre como o mundo B2B utiliza a internet como estratégia para gerar negócios!

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