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Como utilizar o Inbound Marketing para reter clientes

A retenção de clientes ainda é um ponto a ser abordado de forma estratégica pela sua empresa. Veja como você poderá utilizar o Inbound Marketing para reter clientes!

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Você sabe o que é marketing de retenção? O marketing de retenção é um conjunto de estratégias e procedimentos que visa manter os clientes que uma empresa já possui, consistindo em gerar nesses clientes lealdade a marca, ou seja, fidelização.

Diversas empresas tem o costume de estabelecer metas de alcance, visitantes, leads, clientes e acabam deixando passar despercebido uma questão demasiadamente importante, que é a fidelização dos clientes que ela mesma já possui.

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Relacionamento com a Automação de Marketing

Uma das principais características do Inbound Marketing é o relacionamento, com a automação de marketing, é possível promover este relacionamento de forma segmentada tratando cada lead e cada cliente com atenção especial.

Desta forma os receptores da sua mensagem terão a percepção de que são tratados com exclusividade e se sentirão importantes e valorizados por sua empresa, criando vínculos de fidelidade entre empresa e cliente.

Com o relacionamento através da automação de marketing, também será possível identificar quem são os leads importantes para o seu negócio, quem são os leads qualificados, os leads desqualificados, as oportunidades etc.

Aplicando esta metodologia de Inbound, as taxas de conversão e vendas têm maiores probabilidades de aumento, além de facilitar as análises quanto as métricas viáveis para um planejamento estratégico de retenção.

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Conteúdo Rico e Atrativo

Nós falamos a cima, que o relacionamento é uma das principais características do Inbound Marketing, mas é importante destacar que, sem conteúdo não há relacionamento.

O conteúdo dentro da estratégia de retenção de clientes no Inbound Marketing, é um grande fator que exerce demasiada influência neste processo. O conteúdo será o responsável por transmitir ao lead ou cliente a mensagem que sua empresa pretende passar, ou seja, se você entregar à um cliente um determinado tipo de material que seja exclusivo para clientes VIP, então ele terá essa percepção de que ele foi um dos poucos a ter acesso a esse conteúdo exclusivo e que é importante para empresa.

A entrega de conteúdo diferenciado e atrativo aumenta o engajamento dos clientes e faz com que a sua empresa consiga potencializar o relacionamento, fidelização e educação de clientes para futuras compras ou negociações com a sua empresa. Procure diversificar os formatos de cada conteúdo que será entregue às segmentações da sua base de leads e clientes, fazendo com que cada grupo de clientes interaja com a sua empresa de acordo com sua etapa no funil de vendas e no seu processo na jornada de compras.

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Jornada de Compra e Funil de Vendas

O Inbound Marketing é uma metodologia bastante completa e com ela você pode entender o estágio do funil no qual cada cliente se encontra, partindo deste princípio devem ser determinadas as estratégias para fazer com que os leads e clientes façam parte de um grupo fidelizado da sua empresa.

Se você ainda não sabe como funciona o funil de vendas, basta ler o artigo “Funil de Vendas: o que é e como inseri-lo na sua empresa” que você pode acessar clicando aqui.

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