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Qual objetivo do conteúdo de cada etapa do funil de vendas?

sabemos como funciona o Funil de Vendas, agora vamos descobrir qual o objetivo do conteúdo de cada uma das etapas do funil.

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No último artigo que publicamos aqui no blog da Agência 4ALL, fizemos uma abordagem introdutória ao Funil de Vendas e como aplicá-lo ao seu negócio, mas agora vamos explanar sobre a diferença do conteúdo de cada etapa do funil e qual deve ser o objetivo de cada um deles.

Caso este seja seu primeiro contato com funil de vendas é importante que você leia este artigo para entender o conceito do funil antes mesmo de entrar na metodologia do marketing de conteúdo.

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Conteúdo para Topo de Funil

O conteúdo de Topo de Funil é destinado aos visitantes do site ou blog da sua empresa, estes visitantes devido ao fato de estarem no Topo do Funil, ainda não conhecem sua empresa, não sabem sobre seus produtos ou serviços, e muito menos tem a menor pretensão de comprar um produto ou contratar um serviço da sua empresa.

A finalidade do conteúdo de Topo de Funil é atrair mais visitantes para o site e blog, ele deve ser o responsável por conferir aos visitantes da página da empresa a sensação de “descoberta” e “interesse” (processos de compra dentro do funil).

A “descoberta” e “interesse” devem ser atingidos com o conteúdo de Topo de Funil para fazer com que os visitantes criem vínculos iniciais com a empresa até que este venha a ser convertido e entre no etapa Meio de Funil. É importante que esse conteúdo não ofereça o produto em si, mas sim uma proposta de valor que faça com que o visitante do site queira interagir ou consumir mais conteúdos sobre essa proposta.

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Conteúdo para Meio de Funil

O conteúdo de Meio de Funil é destinado aos Leads da sua base, ou seja, os visitantes que avançaram no funil e foram convertidos passarão a receber um tipo de conteúdo diferenciado do conteúdo dos visitantes que ainda estão no primeiro estágio do funil.

Os Leads que se encontram no Meio do Funil estão em uma fase do processo de compra na qual denominamos “reconhecimento do problema” e “busca de solução”, sendo assim, o conteúdo destinado para esta etapa do funil tem por finalidade entregar aos Leads uma proposta com uma abordagem um tanto mais especifica, segmentada e que os ajude a perceber maneiras de solucionar este problema da melhor forma.

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Conteúdo para Fundo de Funil

A última etapa do funil de vendas (Fundo de Funil), é uma das etapas onde o conteúdo não pode apresentar o menor tipo de erro possível, nesta etapa se concentram os clientes, ou seja, o processo todo é o seguinte:

Sua empresa criou conteúdo com o objetivo de atrair visitante colocando-os no Topo de Funil, depois foram utilizados gatilhos de conversão (landing pages, formulários etc) para levá-los ao Meio de Funil.

Assim que os visitantes foram convertidos em Leads, eles foram submetidos aos gatilhos/ferramentas de relacionamento (newsletter, e-mail marketing etc), onde o conteúdo os ajudou a reconhecer um problema e apresentou as melhores maneiras de resolvê-lo, até que estes decidiram comprar avançando então de Meio para Fundo de Funil (tornando-se Clientes), onde farão avaliações do produto ou serviço que estão prestes a adquirir e finalizarão a compra.

O conteúdo do Fundo de Funil é o que (somente agora) oferecerá o produto ou serviço em si para o Lead que está se tornando Cliente, ou seja, ao contrário do marketing antigo (Outbound Marketing) que oferece primeiro o produto antes mesmo da proposta de valor agregado, com o funil de vendas será ao contrário caracterizando o Inbound Marketing, onde nesta situação o conteúdo de Topo de Funil atraiu com proposta de valor, já no Meio do Funil alimentou a ideia apresentada e agora no Fundo do Funil passa a oferecer o produto ou serviço pelo que ele realmente é.

Sendo assim a finalidade do conteúdo de Fundo de Funil é concretizar a venda.

Para finalizar esperamos que este conteúdo tenha sido útil para o seu negócio, fazendo também com que seja perceptível a importância de investir em uma agência de marketing digital para a criação de conteúdo específico para os seus clientes de cada etapa do Funil de Vendas, principalmente na nossa região de Bragança Paulista que apresenta características promissoras para o Inbound. Caso tenha interesse em se aprofundar mais sobre está estratégia, é só conversar um pouco conosco! Até mais e bons negócios!

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