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A diferença entre o Marketing de Conteúdo B2B e B2C

O Marketing de Conteúdo é aplicável e recomendável para qualquer empresa, seja ela B2B ou B2C, veja agora a diferença da abordagem de cada um deles

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O marketing de conteúdo é uma metodologia de fazer marketing bastante completa e eficaz, as aplicações corretas do conteúdo são capazes de gerar resultados significativos, no entanto, é perceptível que um dos fatores que impedem os empresários de investir, é a dúvida de como aplicar essa metodologia ao seu negócio sendo ele B2B ou B2C.

Sabemos que o marketing B2B (Business to Business) funciona pela relação transacional de empresa para empresa, diferentemente do B2C (Business to Consumer) que consiste em relações transacionais entre empresa e consumidor final.

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Marketing de Conteúdo B2B

O marketing de conteúdo B2B acontece de forma mais técnica, mais consolidada, já que esse grupo transacional é menor e mais seleto, desta forma o conteúdo produzido pela sua empresa (caso ela seja B2B) deverá ser mais técnico com uma abordagem mais profunda que ofereça uma proposta de valor e uma relação mais duradoura entre sua empresa e seu cliente.

O conteúdo B2B deve ter como um dos objetivos principais o foco em maiores índices de fidelização, de modo com que sua empresa não tenha grande necessidade de estar prospectando novos clientes.

Existem empresas B2B que quando alcançam um determinado número de clientes determinam o encerramento da sua cartela de clientes eliminando os custos com CAC (custos com aquisição de clientes).

Mas isso não significa que ao encerrar sua cartela de clientes você deve deixar de gerar conteúdo, muito pelo contrário, a partir do momento que você já possui uma clientela determinada e fixa no seu negócio, então é a hora de criar conteúdo para que esses clientes continuem fazendo parte da sua cartela, ou seja, o relacionamento ainda será predominante e pode custar caro a sua empresa caso não haja seu devido investimento.

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Marketing de Conteúdo B2C

O marketing de conteúdo B2C (diferentemente do B2B) tem de ter uma abordagem mais ampla, de forma mais aberta, pois no B2C, as empresas estão lidando com consumidores finais, onde na maioria das vezes apenas 10% do público está realmente interessado em ouvir sobre sua oferta ou realmente comprar (segundo a teoria de Chet Holmes no livro The Ultimate Sales Machine).

Nas empresas B2C, o marketing de conteúdo deve ser desenvolvido de modo a engajar mais pessoas e leva-las ao funil de vendas para dar início em sua jornada de compra, geralmente o público das empresas B2C é mais disperso e necessita de estratégias diferenciadas para alcança-los, já que nem sempre este público está ciente de que possui um problema no qual a sua empresa vai resolver.

O conteúdo de empresas B2B e B2C apresentam diferenças no público a ser atingido e na abordagem utilizada, geralmente os clientes das empresas B2B já sabem do que precisam, e já tem o interesse de comprar um produto ou contratar um serviço, o que dificilmente acontece nos clientes de empresa B2C, mas independentemente de o foco da sua empresa ser B2B ou B2C, não muda o fato de que o conteúdo ainda é o maior ativo de marketing da sua empresa, e se faz necessário para sua estratégia de marketing digital. Esperamos que este artigo tenha sido útil de alguma forma para você, e se quiser saber mais sobre marketing digital, basta baixar nosso e-book clicando abaixo.

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