Menu

Blog

Domínio: O mínimo que você precisa saber antes de lançar um site na internet

sabemos o quanto é importante para uma empresa possuir presença online, mas antes de lançar esta presença no mundo digital, é necessário atentarmo-nos a uma série de detalhes que são de extrema importância quanto a relevância e credibilidade da nossa empresa na internet.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre Domínio e o mínimo que você precisa saber antes de lançar um site na internet.

Antes de mais nada, você sabe o que é um domínio?

Caso não saiba:

Domínio basicamente é o endereço de um site, e tem por finalidade facilitar sua memorização e sua busca na internet. Por exemplo, ao fazer uma busca pela internet, é mais fácil encontrar o site de uma empresa pelo seu nome (domínio) do que por uma série de números ou códigos.

A escolha do domínio é fundamental para a estratégia do seu negócio online, pois ele é um dos fatores que mais representa o rankeamento nos motores de busca, como Google, Bing, Yahoo, etc.

motor-de-busca

Para sua empresa ser facilmente encontrada e seu endereço memorizado, é essencial que o nome de sua empresa seja curto, ou composto por pelo menos duas palavras, assim como fazem uma boa parte das empresas, como por exemplo: Apple, Google, Itaú, Vale, etc.

Também é muito importante que o nome da empresa seja fácil de ser pronunciado e consequentemente fácil de ser digitado na internet, pois todos estes fatores terão muita importância no momento da busca online de seus clientes. Trabalhando desta maneira podemos desenvolver estratégias de SEO (Otimização de Sites) e Branding (Gestão de Marca) para alavancar os resultados de visitação e tráfego do seu site.

Para criar um bom domínio deve-se pensar de modo estratégico e considerando as seguintes questões:

  • É um site/blog pessoal ou de um negócio?
  • Já tenho uma marca definida?
  • Qual será o tamanho do meu site?
  • Que tipo de negócio pretendo fazer nele?
  • Que tipo de conteúdo quero oferecer aos meus clientes?

Essas são algumas das principais perguntas que você deve fazer antes de escolher o domínio. Mas não é só isso, você também precisa de mais algumas coisas que farão grande diferença mais tarde, por exemplo:

  • Palavras chaves
  • Uso adequado das extensões
  • Nome Curto, fácil de pronunciar e fácil de digitar
  • Nome com o máximo de exclusividade possível (original e não cópia)
  • O domínio deve estar adequado a sua empresa, seus produtos e serviços

Evite também alguns erros que uma boa parte das empresas cometem, e que para sua empresa será uma vantagem competitiva, como:

  • Colocar pontos e acentuações
  • Misturar números com letras
  • Não se informar se já existe domínio semelhante
  • Não comprar um domínio
  • Exagerar nas keywords (grupo de palavras que indexam os resultados de busca), entre outras.

dominios-4all-1024x512

Atente-se também as extensões que você pretende utilizar. Procure utilizar extensões do tipo: “.com”, “.com.br”. Estas serão responsáveis pela terminação do seu endereço eletrônico, e serão resultantes dos percentuais de visitação de seu site. Existe uma diversidade de extensões como: “.us”, “.biz”, “.net”, “.info”, “.org”, etc. Porém, a grande maioria das empresas aderiram a extensão “.com”, pois é a extensão mais utilizada e mais fácil de ser encontrada na internet.

Para ter um domínio é necessário pagar uma anuidade que permite que sua empresa tenha acesso exclusivo ao endereço eletrônico, geralmente essa anuidade gira em torno de R$30,00 e permite que sua empresa utilize o domínio por 12 meses.

google-seo-4all-768x576

Existem também domínios gratuitos, mas devem ser evitados ao máximo, pois, embora sejam gratuitos, serão extremamente custosos, pois farão com que seu site não consiga rankeamento nos motores de busca, além de serem muito extensos e difíceis de digitar, o que diminuirá os percentuais de visitação do seu site, tornando seu site uma ferramenta sem retorno.

Depois de ter definido tudo corretamente sobre seu site, realize os testes. Faça buscas em algumas ferramentas online para saber se alguém já possui o domínio que você pretende utilizar. Existem algumas ferramentas que você pode descobrir a disponibilidade de um domínio, como no caso do Brasil a Registro.br

Registro.br – Principal Plataforma de Registo de Domínios no Brasil

Registro.br – Principal Plataforma de Registo de Domínios no Brasil

Se depois de tudo isso você chegar ao resultado de que outra empresa já utiliza o domínio que você queria, refaça todo o processo até encontrar algo original e legitimo, afinal, não queremos ser a sombra de ninguém, não é mesmo?

Partindo deste princípio, procure trabalhar sempre de forma estratégica a rentabilizar os investimentos em ferramentas digitais, e fuja da imagem ou do nome de outras empresas, pois lembre-se, se sua empresa não for encontrada por seus clientes, ela consequentemente não terá fechamento em vendas e o pior do que seu cliente não encontrar sua empresa é encontrar a empresa do seu concorrente.

Portanto pense nisso, refaça as estratégias da sua empresa, e boa sorte!

analisar

Avalie esse artigo

Artigos Relacionados

Top Scroll Up