Menu

Blog

Google Analytics: O que é? Para que serve? Como funciona?

A plataforma além de gratuita, auxilia na análise de dados chave para a escolha das estratégias de marketing digital do seu negócio!

google-analytics-800

Para saber a efetividade de qualquer tipo de estratégia, é necessário que sejam feitas algumas análises e mensurações baseadas em métricas importantes para o negócio em questão. Na internet é exatamente igual, ou seja, todos os canais de aquisição e as campanhas têm de ser analisadas e mensuradas para um melhor posicionamento com base em um planejamento estratégico de marketing digital.

As principais ferramentas de marketing digital que utilizamos são; – site e blog, redes sociais e e-mail marketing. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, essas ferramentas não servem apenas para mostrar que a sua empresa está na internet, é muito além disso, essas ferramentas auxiliam na coleta de dados importantes para o seu negócio e uma das maneiras de coletar esses dados é com as análises do Google Analytics.

googleanalises

Você sabe o que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma plataforma web gratuita que permite a integração e a captação de dados do seu site, bem como, número de acessos, taxas de rejeição, envolvimento, etc., – além disso essa plataforma permite que outros softwares e outras plataformas web utilizem seus dados para a formação de uma estratégia digital integrada e mais ampla, como Google Adwords, RD Station, entre outras.

A ferramenta possui diversas funcionalidades que auxiliam na mensuração de dados, como número de acessos por páginas, visitantes únicos, visitantes retornando, região geográfica, e muitas outras funcionalidades que nos norteiam para a tomada de decisão e formulação das estratégias digitais.

curso-google-analytics-certificacao-gratis

E para que serve o Google Analytics?

Essa questão já foi parcialmente respondida anteriormente, mas ainda assim faremos uma abordagem de uma maneira mais específica.

O Google Analytics serve basicamente para a análise de dados importantes e posteriormente para a definição e execução de estratégias, porém, não é só isso. A plataforma também serve para mensurar as ações e o posicionamento da sua empresa frente aos concorrentes na internet, além de possibilitar maior controle e melhor extração de recursos das ferramentas, possibilitando que você potencialize os resultados provenientes de cada uma das suas ferramentas de marketing digital.

google analytics mobile

Como funciona o Google Analytics na prática?

O funcionamento do Google Analytics se dá pela seguinte forma; – a plataforma é integrada ao site e todas as páginas que forem de interesse para às análises. Posteriormente é feita a coleta de todos os dados e esses dados são disponibilizadas organizadamente em forma de gráficos, onde é possível escolher quais informações são necessárias e importantes
para o seu negócio.

Partindo disso, você terá a possibilidade de saber a efetividade de cada ferramenta e ter o controle de cada uma delas, já que tudo estará integrado, e a grande vantagem disso tudo é que todas as informações podem ser mensuradas em tempo real, informações como; visitantes ativos na página, origem de tráfego, etc.

Você já tem o Google Analytics integrado ao seu site e alinhado com a sua estratégia de marketing digital? Se sua resposta é “Não”, então não perca tempo e procure uma agência de marketing digital para lhe auxiliar a ter controle sobre as ações da sua empresa na internet.

E para obter mais artigos como esse basta continuar acessando o Blog da Agência 4ALL, até a próxima!

fb8be8122c594e80d43543194a674c4974d9dfc2ebf8cb33f6pimgpsh_fullsize_distr

Avalie esse artigo

Artigos Relacionados

Top Scroll Up