Menu

Blog

Identidade Visual: Logomarca, a primeira impressão é a que fica

Qualquer empresa assim como todo e qualquer ser humano possui uma “identidade visual” (estilo), um nome e sobrenome, entre outras características que remetem traços de peculiaridades e distinção de uma pessoa para outra, de uma empresa para outra, de bom e de ruim.

A identidade visual de uma empresa bem posicionada, assim como logomarca, slogan, nome e cores, pode fazer uma enorme diferença no fechamento de vendas e na fidelização com seus clientes. Com a altíssima concorrência nos diversos segmentos de mercado, muitas empresas de pequeno, médio e grande porte estão se posicionando estrategicamente para alavancar e fidelizar sua marca.

identidade-visual-para-setor-juridico-1-1024x595

Quantas vezes já lhe ocorreu a situação de ter duas ou mais alternativas de compra com praticamente as mesmas características e funcionalidades, e você ou alguém que faça parte de seu ciclo social optou por escolher determinada alternativa embasado no histórico de uma marca?

Por exemplo, imagine que um casal tenha ido à uma festa entre amigos e nesta festa continha uma determinada cerveja com determinadas peculiaridades que agradaram ao casal, e na semana seguinte a esposa tenha ido ao supermercado para fazer as compras quando se lembra de passar no setor de bebidas do supermercado a pedido de seu marido para comprar a mesma cerveja que havia consumido na festa. Ao passar no setor de bebidas ela não se lembra qual era a marca da cerveja em questão, então decide ligar para seu marido perguntando se ele conseguia se lembrar qual era a marca da cerveja que haviam consumido na festa. Ao ligar, a resposta dada por seu marido foi:

-“Amor, também não lembro qual era o nome da marca, só me lembro que era uma garrafa verde com a logo redonda e uma estrela vermelha em cima…”

Já é de se imaginar qual foi a cerveja que a esposa comprou não é mesmo? Heineken!

Estudos realizados por órgãos responsáveis pela área de psicologia apontam, que, 50% de tudo que memorizamos se baseia em reprodução de vídeos e imagens, onde as cores e as formas influenciam impreterivelmente nas decisões de compra e/ou objeções de clientes.

apple-logo1-300x300A logomarca quando bem trabalhada pode gerar desconforto nos concorrentes e o melhor, discipular uma legião de clientes, veja um grande exemplo como o caso da Apple em relação a seus concorrentes. A Apple é extremamente eficaz no desenvolvimento de seus sistemas, no entanto, seus dispositivos só trocam informações entre si e são incompatíveis em relação a dispositivos de outras marcas, no entanto, 3/4 dos clientes no segmento de dispositivos eletrônicos gostariam de possuir os lançamentos da Apple.

Existem outros milhares de exemplos, como o “passarinho azul” do Twitter, ou a letra “M” gigantesca e amarela do McDonald’s, ou até mesmo a escuderia amarela com um cavalo negro estampado como é o caso da Ferrari, entre outras.

marcas-famosas-1024x386

Todas estas marcas em questão trabalham estrategicamente para promover o alcance em número de vendas e número de seguidores, para isso, não basta contratar somente um designer conhecido de sua família, é necessário que haja planejamento com profissionais especializados no ramo de marketing digital, estes serão capazes de compreender e transmitir os valores e ambições de sua empresa.

mockup2-768x745

E não pense que sua empresa não precisa de identidade visual como uma logomarca, slogan, website, blog entre outros pelo simples fato de ser uma empresa pequena, todo e qualquer empreendimento deve ter uma identidade visual, pois lembre-se, a primeira impressão é a que fica!

analisar

Avalie esse artigo

Artigos Relacionados

Top Scroll Up