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Métricas de Vaidade: como identificar as métricas que realmente importam!

Saiba quais são as métricas que realmente são relevantes para o seu negócio e potencialize a sua efetividade!

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Você sabe o que são as Métricas de Vaidade? Você sabia que as métricas de vaidade podem mudar completamente as estratégias de marketing digital e além disso, podem interferir significativamente nos resultados destas estratégias?

Os números alcançados pelas ações de marketing digital são bastante atrativos e fazem muito bem ao ego, no entanto, é necessário que saibamos separar as informações, ou melhor, as métricas que realmente são importantes, das métricas que persuadem de forma ilusória na elaboração e desenvolvimentos das estratégias de marketing digital.

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O que são as Métricas de Vaidade?

Entendemos como métricas de vaidade, todas os dados ou informações irrelevantes que são coletados de cada estratégia, e que não exercem significado expressivo e relevante para elaboração de novas ações fazendo com que seja distorcida a interpretação de resultados que realmente importam para a sua empresa.

São exemplos de Métricas de Vaidade; número de curtidas em posts nas redes sociais, compartilhamentos destes posts, número de comentários etc. Apesar de considerarmos estes dados como métricas de vaidade, isso não quer dizer que estes dados não sirvam para nada, eles são sim importantes, no entanto, não estão dentro dos principais objetivos a serem alcançados pelas ações da estratégia.

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Quais são as métricas que realmente importam?

É preciso filtrar as informações que realmente são relevantes para o desenvolvimento das estratégias e para potencializar a obtenção de resultados. Não existe uma formula padronizada com as principais métricas de cada estratégia, tudo varia de acordo com o objetivo de cada uma delas, mas apesar disso, no inbound marketing utilizamos muito as seguintes métricas:

  • Visitantes únicos e visitantes retornando: é a métrica utilizada para saber a quantidade de pessoas que estão acessando seu site, ou seja, se o número de visitantes for elevado, maiores serão as chances de obter taxas de conversão, geração de leads
  • Taxas de Conversão: é a métrica utilizada para saber se os leads e visitantes estão avançando nas etapas do funil de vendas, fatores que o identificarão em sua jornada de compra.
  • Número de Leads Gerados: o número de leads gerados é uma das principais métricas, e ela é a que garante a projeção da obtenção de resultados a médio e longo prazo, ou seja, quanto mais leads sua empresa tiver, maior será a garantia de obtenção de clientes, vendas etc., apesar disso, é necessário ter cuidado com esta métrica, pois assim como supõe a expressão popular; quantidade não é qualidade, isso significa que um grande volume na geração de leads não significa nada se estes leads não forem bem qualificados para se tornarem oportunidades e posteriormente, vendas.
    É sim necessário ter uma base de leads bem ampla, mas temos que nos ater a qualificação de leads, ou seja, do total de leads da sua base, quantos e quais leads são aptos a se tornarem vendas? Quantos e quais leads estão aptos a comprarem da sua empresa novamente? Quantos e quais leads já estão comprando?
  • Oportunidades e Vendas: são as métricas mais importantes e que estão diretamente ligadas aos resultados que buscamos potencializar dentro das estratégias, ou seja, classificamos como oportunidades todos os leads que estão no momento certo para receber uma abordagem do time comercial da sua empresa, e as vendas são as taxas de leads oportunidades aproveitadas e convertidas em número de clientes.

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Por que você deve evitar as métricas de vaidade

É essencial que você na condição de gestor do seu negócio, fuja ao máximo das métricas de vaidade, e considere utilizar apenas métricas importantes para a suas estratégias de marketing digital.

Ao evitar essas métricas, você elimina os riscos de tomar decisões equivocadas e mal interpretadas, além de eliminar as probabilidades de não obter retorno sobre seu investimento.

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