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Por que um site institucional não é o bastante para gerar bons resultados?

Você tem uma ferramenta de vendas ou um cartão de visitas na internet? Veja como a sua empresa pode obter resultados relevantes com um site dinâmico e de conteúdo!

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Se você é gestor de alguma empresa e tem o costume de monitorar seus resultados com uma determinada constância, provavelmente já deve ter notado que a maioria das empresas, principalmente as indústrias que fornecem produtos para outras empresas fazendo parte de uma grande cadeia de produção, não costumam investir como deveriam em estratégias de marketing digital, desperdiçando a oportunidade de potencializar vendas e criar processos para fidelizar clientes.

Sabemos que a presença online é algo fundamental para qualquer empresa, e na indústria não é diferente, pelo contrário, é essencial, e por isso preparamos este artigo para provar os motivos pelos quais um site institucional não é o bastante para gerar resultado.

Bom, neste artigo você verá:

Agora sem mais delongas vamos direto ao ponto!

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O que é um site institucional?

Basicamente um site institucional consiste em mostrar informações básicas e objetivas sobre uma empresa, como contato, serviços prestados, cases, entre outros., resumindo, é um cartão de visitas na internet.

Não há problema nenhum em ter um site institucional, pelo contrário, antes este modelo para marcar a presença online da sua empresa do que nada. No entanto, um site dinâmico, atualizado e com conteúdo atrativo e educativo alinhado com os objetivos de marketing e vendas da sua empresa, geram muito mais resultados.

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Para que serve um site institucional?

Um site institucional apesar de não ser projetado para alcançar objetivos mais específicos como geração e nutrição de leads, e até mesmo vendas, ele serve para estabelecer uma forma de contato entre a empresa e possíveis compradores, ou melhor dizendo, potenciais clientes.

A estrutura de um site institucional na grande maioria dos casos, tem a função de apresentar apenas o que é essencial para o conhecimento de um potencial cliente e por esse motivo muitas das empresas optam por site que contém uma única página reunindo todas essas informações.

E não é que isso esteja errado, na realidade o ideal é realmente facilitar o processo de compra oferecendo informações relevantes para que se chegue à uma venda, no entanto, ao utilizar uma única página com todas essas informações, não é possível criar, monitorar, e otimizar as etapas do processo de compra do seu cliente através do seu site, ou melhor dizendo, não é possível realizar a automatização para geração de leads e vendas.

É importante que você entenda, que em um site institucional é praticamente impossível saber quem entrou em seu site afim de comprar da sua empresa. Note que em muitos casos as pessoas quando estão em busca de produtos e serviços entram em diversos sites, de diversas empresas e vão filtrando aqueles que lhe é mais conveniente, porém, um site dinâmico de conteúdo e a automação do marketing digital, pode resgatar uma oportunidade de venda, diferentemente de um site institucional que não tem a capacidade de saber qual foi a etapa em que um potencial cliente desistiu de comprar da sua empresa.

Vamos para um exemplo:

Imagine que sua empresa fornece bobinas para convertedores de papel Tissue (papel higiênico, guardanapo, papel toalha, etc.,) e utiliza um site institucional como forma de mostrar seus produtos na internet. Agora imagine que uma fábrica de conversão está em busca desse tipo de mercadoria e resolve fazer uma busca pela internet com a finalidade de encontrar as principais empresas que trabalham com esse tipo de mercadoria.

Suponhamos que sejam encontrados 10 sites diferentes, porém 8 desses são sites institucionais, ou seja, contém apenas informações básicas e não conta com materiais (conteúdo) ricos e educativos que sejam capazes de gerar valor ao seu produto e instigar esse potencial cliente a querer saber mais sobre a sua empresa e suas soluções.

Você já deve ter percebido que dos 10 sites selecionados, todos os 8 são facilmente descartados, restando credibilidade apenas aos 2 únicos que apresentam uma abordagem mais dinâmica e com conteúdo relevante.

Agora seja autocrítico e faça uma análise sobre as estratégias de marketing digital da sua empresa, e pergunte-se; “ – será que o site da minha empresa está realmente gerando resultados? ” (Ou é apenas um cartão de visitas na internet?)

Se sua conclusão for: SIM, parabéns, mas nunca pare de se atualizar no mercado!  Agora se sua resposta foi um “Não”, então você realmente deve começar a procurar uma agência que possa te ajudar com isso! Mas não se desespere, sempre há tempo para se reorganizar e voltar com força total no mercado, basta querer!

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Diferenças de um site institucional e um site de conteúdo.

Para finalizar este artigo, veja algumas diferenças básicas de um site institucional, e um site realmente dinâmico e com conteúdo.

Site Institucional

Site de Conteúdo

Pouca ou nenhuma interação

Muitos CTAs (chamada para ação)
Não há páginas de conversão Melhora os resultados orgânicos no ranking do Google
Má posição no Ranking do Google Blog com conteúdo atrativo e educativo
Não gera leads e oportunidades Dinâmico, interage com o usuário.
Pouco tempo de permanência Formulários e Landing Pages para geração de leads
Não há fluxos no tráfego

Responsivo (se adapta a qualquer dispositivo)

Pouca ou nenhuma atualização

Pode se tornar uma ferramenta de vendas

Percebe o quão impactante são as diferenças entre um simples site institucional e um site dinâmico e com conteúdo?

Não perca a oportunidade de gerar negócios pela internet, esteja sempre à frente dos seus concorrentes!

Vamos ficando por aqui, se quiser saber mais sobre sites ou sobre o marketing digital de uma maneira geral, continue navegando em nosso blog, ou, baixe nosso e-book gratuitamente clicando no banner abaixo, até a próxima!

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