Menu

Blog

Posso copiar conteúdo de alguém e colocar no meu blog?

contratou uma agência de marketing para produzir conteúdo para sua empresa? Ótimo, agora saiba por que o conteúdo da sua empresa deve ser autêntico.

copiando-colando-conteudos-1024x576

O mercado já está nos mostrando que as empresas estão investindo constantemente em marketing digital de conteúdo, a grande maioria delas inclusive encontraram uma maneira de investir em técnicas para alavancar seu negócio com o melhor custo benefício, isto é, as empresas perceberam que é estrategicamente viável investir em agências de marketing digital de conteúdo para o desenvolvimento de estratégias na internet, tornando-as seu departamento de marketing fora de sua empresa, além de também torná-las cada vez mais desverticalizadas.

Devido a estes fatores, constatamos que muitas empresas apresentaram dúvidas quanto a idoneidade do conteúdo produzido e por isso resolvemos criar este artigo especialmente para tirar essas dúvidas.

A dúvida é a seguinte; – Posso copiar conteúdo de terceiros para colocar no meu blog?

E a resposta é simples e direta; NÃO!

Vamos explanar agora quais são os problemas que você estará causando a sua empresa caso não crie conteúdo próprio.

Não gera autoridade no mercado

Produzir conteúdo autoral para o blog da sua empresa é algo indispensável para a criação de autoridade, ele é responsável por transmitir para seus clientes a ideia de que sua empresa tem propriedade nos assuntos abordados por ela.

Ao copiar conteúdo de terceiros para o Blog da sua empresa, você estará transmitindo a imagem de que não possui competência para explanar sobre os próprios produtos e serviços com que trabalha, além de gerar falta de confiabilidade em sua marca e prejudicar a marca da empresa que você copiou dividindo as visitações daquele conteúdo entre as duas.

plagio-1024x682

Plágio é Crime

Não é simplesmente copiar e colocar em seu blog, na realidade, essa prática configura-se em um crime, segundo o que consta na LEI  9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.

Partindo desse contexto é importante destacar que não se trata apenas de copiar, ou seja, esta prática pode condenar a imagem da sua empresa com seus clientes. O Art. 184 do Código Penal – Decreto 2848/40 prevê que a pena para esse tipo de prática se dá pela reclusão de 2 a 4 anos e multa (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003).

Além de ser antiético, copiar conteúdo de terceiros pode ser caracterizado como crime caso não haja permissão do verdadeiro autor do conteúdo.

seo-condenado

Seu SEO estará comprometido

SEO é algo que falamos com muita frequência em nosso blog, as práticas de SEO são responsáveis por fazer com que as buscas feitas por seus clientes exibam seu site no topo da lista de resultados.

Ao copiar conteúdo de terceiros para colocar em seu blog, o Google é capaz de entender que você está copiando e não fazendo um conteúdo autêntico, e com isso quando seus clientes buscarem esse conteúdo na web ele jogará seu site no fim da lista de resultados e o do criador original para o topo, fazendo com que seu potencial cliente passe a simpatizar com a concorrência ao invés da sua empresa.

content

Crie seu próprio conteúdo

A autenticidade do conteúdo é o que representa a autoridade e propriedade da sua empresa em relação aos produtos e serviços oferecidos, o conteúdo é algo muito peculiar do seu negócio, de modo que deve ser desenvolvido com base no contexto em que está inserido, por exemplo; se sua empresa é do ramo de construção civil, não faz nenhum sentido desenvolver ou copiar um conteúdo que fale sobre agricultura, ou seja, sua empresa pode até utilizar aspectos do tema agricultura para inserir seus produtos e serviços se for necessário para o caso, mas o ideal é desenvolver conteúdo voltado para o seu campo de atuação.

Desenvolvendo conteúdo próprio, você estará excluindo sua empresa de qualquer tipo de problema exposto nesse artigo, além de gerar valor a sua marca demonstrando que possui propriedade no nicho em que atua.

Para podermos concluir, é necessário que você entenda que de maneira nenhuma sua empresa deve copiar conteúdo de terceiros, pois ao fazer isso sua empresa estará perdendo referência, competitividade, clientes, e o mais importante, LUCRO!

Portanto se você acredita que não tem tempo para criar conteúdo relevante, atrativo e envolvente para gerar mais leads e mais negócios, deixe esta atividade nas mãos de quem sabe fazer e trabalham especificamente com marketing digital de conteúdo. Em Bragança Paulista existem agências especializadas na gestão de conteúdo, estas agências poderão potencializar suas estratégias de marketing e alavancar seu negócio na internet, mas você não pode perder tempo, pois assim como você sua concorrência também está sempre se atualizando e buscando novas tecnologias para melhorar seus negócios.

analisar

Avalie esse artigo

Artigos Relacionados

Top Scroll Up